sexta-feira, 30 de julho de 2021

CAMA DE GATO

 

Olá, Crianças e Famílias

Essa brincadeira é um ótimo exercício para os bebês e a crianças, desenvolve Coordenação motora, Raciocínio lógico e resolver como retirar todos os objetos estimula o pensamento enfim, a Concentração. No campo da Linguagem, nomeie os objetos da cesta para ensinar novas palavras e ampliar o vocabulário. A brincadeira permite explorar diferente texturas estimula o lado sensorial. Material: Usando um cesto de roupa, ou uma caixa de papelão, fios de malha, barbante, ou elásticos e alguns objetos de diferentes cores, formas e textura é possível criar uma brincadeira muito divertida para nossas crianças, que estimula a curiosidade e a coordenação motora: uma cama de gato de mão. Passo a passo: pegue um cesto e coloque vários objetos, e amarre várias vezes o elástico formando uma cama de gato, depois mostre para a criança e assim estimule eles a tirarem os objetivos de dentro do cesto.

Um abraço das professoras: Liane, Ordália, Penha e Zenilda.

 



quinta-feira, 29 de julho de 2021

COLAR DE MACARRÃO

 


Vocês já ouviram falar em colar de macarrão?
Ele era uma jóia que eu fazia quando criança. Neste momento, decidi compartilhar com vocês o trabalho porque apesar de ser feito de macarrão, era uma preciosidade para mim.
É muito simples construí-lo, Basta torrar um pouco de macarrão Ave-Maria ou Argolinha ou Penne para que ele tenha várias nuances de marrom. Depois, é só enfiar em um barbante até que ele atinja um tamanho que passe pela sua cabeça.
Está pronto o colar!
 
Não esqueça de compartilhar seu trabalho conosco.
 
Divirtam-se!!!
 
Cristina
Professora do Mini-grupo 1






terça-feira, 27 de julho de 2021

CARNEIRINHO 1, 2, 3


Talvez uma técnica com certa dose de fantasia, mas que com uma música tranquila e suave, certamente acalmará os bebês e crianças quando estiverem muito agitados.
Vale tentar!!!
Bom relaxamento
Professoras dos Berçários



quinta-feira, 22 de julho de 2021

OFICINA: VAI & VEM


Olá a todos!
Tem coisa melhor do que brincar?
Para nós, adultos, esta pergunta pode não ter uma resposta tão óbvia, afinal, brincar é algo que muitos não se permitem depois que alcançam uma certa idade. Mas quando estamos falando de crianças, a resposta é certa. Não tem coisa melhor do que brincar!
Brincar é, permitir à criança, conhecer o universo que a cerca, explorando o mundo real e o imaginário, manifestando suas emoções e aprendendo como desenvolvê-las. Não dá para pensar em uma infância sem o "brincar".
O brinquedo reciclável tende a despertar nas crianças a criatividade, mostrando as possibilidades de transformar objetos e rejeitos em algo novo e divertido. E, também, a conscientização do meio ambiente e a importância da sustentabilidade. 
Bom trabalho!




terça-feira, 20 de julho de 2021

ESPUMA DE ARCO ÍRIS

Olá Crianças e Famílias!
Foi muito gostoso preparar essa proposta de atividade pra vocês!
Meu filho Rafa se divertiu bastante!
E ainda exploramos outras possibilidades, com espumas de uma cor só. 
É só pingar um único corante na meia, presa ao bocal da garrafa.
Espero que vocês gostem! Um grande Beijo!!!
Professora Lucia










sexta-feira, 16 de julho de 2021

MARCO QUERIA DORMIR

 Olá, Crianças e Famílias,

Hoje nós professoras readaptadas estamos aqui para contar uma história muito bacana. Esperamos que vocês gostem!

Que criança nunca teve medo de dormir? Marco não é diferente: por mais que tente todas as suas forças, tudo na noite o assusta. Sua mãe, claro, procura ajudá-lo de qualquer jeito – até escreve uma carta para a Lua! mas, no fim, o que o tranquiliza é algo muito mais simples do que ele e sua mãe poderiam supor...À noite, parece que tudo se transforma: o que é pequeno fica grande, o que é concreto vira abstrato e as coisas são engolidas pela escuridão. Era por isso que Marco não conseguia dormir. Para ajudá-lo, sua mãe tenta de tudo: cria um traje antimosquitos, escreve uma carta à Lua, arranja um bastão de escalada para manter o filho firme na cama.... Mas será que Marco precisava mesmo de tudo isso? Às vezes, o que está faltando para uma noite tranquila é algo mais simples, que não tem forma nem cor, mas muda alguma coisa dentro da gente.

 Abraços,
Professoras Readaptadas.









quinta-feira, 15 de julho de 2021

HISTÓRIA: “ONDA”



Estamos trabalhando com um novo jeito de contar história. Sem palavras, sem enredo ou nomes e sem ruídos para compor a narrativa: apenas imagens que sugerem um contexto. 
A proposta da autora, e que também abraçamos, é a da criança criar a sua própria narrativa. 
Certamente, ela vai buscar a criatividade, desenvolver o imaginário e se tornar protagonista das suas experiências.
A premiada artista Suzy Lee faz uso de elementos muito simples para criar sua história apenas com traços e cores, explora a força na natureza, da amizade e das novas experiências, a partir do olhar de uma menina curiosa. 
Nós, professoras dos Minigrupos, desejamos sucesso nas tentativas. 







 


 

terça-feira, 13 de julho de 2021

MEUS AMIGOS DO MAR

Olá Famílias!
Olá Crianças!
Hoje vou mostrar para vocês, alguns animais que vivem no mar. Têm animais de todos os tamanhos e cores, um mais lindo que o outro.

MEUS AMIGOS DO MAR
COLEÇÃO AMIGO-BICHO
GIRASSOL BRASIL EDIÇÕES LTDA.

                                                      
  


Vocês querem conhecer?
       Então venham comigo nessa contação de história!






quinta-feira, 8 de julho de 2021

OS NOSSOS CONTORNOS

 
    
Você já imaginou que pode desenhar diferentes partes do seu corpo?
Nós podemos inventar muitos jeitos de desenhar, pintar e fazer composições com os nossos contornos.
Este é o desafio que propomos esta semana.
Vamos lá!
Convidem toda família para brincar com você e não se esqueçam de mandar fotos de suas produções para nós.

 Professoras do Mini grupo.







terça-feira, 6 de julho de 2021

Música – Era uma Bru xa xá

O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

Vamos cantar juntos a música, “Era uma Bru xa xá”,?
Era uma Bru-xa-xá
Que tinha um caldeirão
Toda vez que a água fervia
A fumaça subia
E a bruxa sorria
Rá, Rá, Rá





      Espero que se divirtam!




sexta-feira, 2 de julho de 2021

VAMOS CONTINUAR A COMBATER A COVID?

Olá, Crianças e Famílias
Nós professoras readaptadas estamos aqui para lembrar que esses momentos ainda são importantes, como lavar as mãos e usar máscara em meio ao combate ao coronavírus.
Esse hábito de lavar em cima da mão, entre os dedinhos e o antebraço agora faz parte da nossa rotina dentro e fora de casa. Pensem que neste isolamento social, permanecemos nos princípios de cuidar e educar, nós estamos cuidando das nossas crianças e educando-as sobre a existência de doenças tão sérias que fazem as pessoas evitarem o contato umas com as outras.
E, quando voltarmos teremos muito o que conversar, muitas coisas para brincar, muita vida para viver. Em breve, nos veremos de novo e todo esse momento vai ficar na nossa história como mais uma lição aprendida.
Beijos das professoras readaptadas.


 


quinta-feira, 1 de julho de 2021

VAMOS DANÇAR, GALERINHA?!!!

O Referencial Curricular Nacional  (p.44) garante que a música é uma linguagem universal capaz de comunicar e expressar sentimentos e pensamentos. Ela está presente em diversas culturas em inúmeros eventos sociais como: festas, rituais, comemorações, manifestações cívicas, políticas entre outros.
Trabalhar com música na educação infantil garante a criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre diferentes culturas, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos. (RCN, p.15)".
A brincadeira envolvendo movimentos auxilia a consciência corporal e amplia as possiblidades de comunicação das crianças. Traz mais leveza para a vida e promove situações de parceria e descontração.
 Aproveitem a nossa sugestão e incentivem as crianças a criar outras formas de balançar...
 Vamos lá?