CEI JAMIR DAGIR
FESTA MULTICULTURAL
"Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o
caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar." - Paulo Freire
Hoje o sentimento de Gratidão está presente em nossos corações com a concretização do
nosso “sonho”, do nosso projeto, apresentado em nossa Festa Multicultural.O CEI JAMIR DAGIR respirou “Diversidade Cultural”, com diferentes olhares, abordagens, ideias e construções, o respeito às diferenças, o respeito a cada um... Puro encantamento!
Em tempos difíceis
de tantos conflitos e incompreensões, como é gratificante ver a harmonia e
equilíbrio presente em cada detalhe, em cada movimento, em cada ação realizada
com as nossas crianças.
Agradecemos
a toda equipe do CEI JAMIR DAGIR pelo empenho e dedicação, às nossas crianças e
queridas famílias pela participação e contribuição, à presença da artista
plástica Tetê Brandolim e ao músico Jesum Biasin, por aquecerem nossos corações
com tantos momentos de emoção e alegria, acima de tudo pelo “Orgulho” de
fazermos parte deste grupo. Valeu
pessoal!
PROJETO
ESPECIAL DE AÇÃO 2018: “IDENTIDADES E LINGUAGENS NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
CULTURAL”
A definição do tema foi pautada a partir das avaliações do ano anterior,
em especial o INDIQUE - 2017, do Plano
de Ação e da inclusão de criança e
família de origem africana , além da diversidade cultural já existente.
Buscamos
assim um estudo para 2018 voltado a explorar a imaginação do brincar inclusivo,
levando-se em consideração a diversidade cultural existente em nossa unidade e as práticas sociais das relações
étnico-raciais como meio para a criança compreender e se relacionar com o
mundo, através de
experiências significativas.
Por
meio deste PEA pretende-se garantir espaço e tempo para que os docentes
estruturem e organizem, coletivamente, as situações de ensino e aprendizagem,
bem como socializem sua execução, visando à análise e reflexão por seus pares,
à luz da nova proposta curricular e
outros paradigmas colocados para a Educação Infantil.
Esperamos contribuir para que o professor tenha elementos (referenciais teóricos e
práticos) que possibilitem a leitura e a interpretação da realidade por meio da
pluralidade de ideias e que possam auxiliar na intervenção da realidade
educacional de forma a ampliar seu repertório cultural e das crianças
considerando em seus planejamentos, ações que garantam às crianças experiências
significativas nas diversas linguagens, favorecendo uma relação lúdica e
criativa com o saber.
BERÇÁRIO I
QUEM SOU EU? QUEM SOMOS NÓS?
Professores: Aldenir, Daniela Cerri, Flávia, Nancy, Tatiane e Vera
Objetivos do projeto: reconhecer a si (seu corpo, expressando suas
sensações nos diferentes momentos diários); interagir/Conhecer os colegas; familiares e
equipe educacional; descobrir/conhecer suas origens, assim como
brincadeiras, músicas, culinária, histórias familiares, etc.; explorar diferentes materiais e suportes; apreciar diferentes linguagens artísticas
(poemas, músicas, histórias, ilustrações, dança, teatro, etc.); criar junto com as educadoras e familiares
seu “caderno de descobertas” (relatos das famílias e professoras sobre seu
desenvolvimento, brincadeiras, histórias, etc.).
BERÇÁRIO II AB
OS ELEMENTOS DA NATUREZA E A DIVERSIDADE CULTURAL (MANHÃ)
DESCOBRINDO O LIVRO E O PRAZER DAS HISTÓRIAS NAS DIFERENTES CULTURAS (TARDE)
MÚSICA E DANÇA; EXPRESSÕES DE SENTIMENTOS E PRAZER NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL (TARDE)
Professoras: Izabel, Lucia, Luciana, Rosemary e Tatiane
Objetivos do Projeto "Os elementos da natureza e a diversidade cultural": enriquecer e
favorecer as brincadeiras, o fazer artístico, o protagonismo das crianças e
experiências com ofertas de materiais diversificados, escuta das hipóteses sobre
os assuntos pesquisados e momentos para explorar todos os sentidos (olfato,
tato, visão audição).
Objetivos do Projeto " Descobrindo o livro e o prazer das histórias nas diferentes culturas": favorecer o enriquecimento das competências imaginativas das crianças por meio do lúdico e atividades diversificadas de leitura. Estimular o contato das crianças com os livros como forma de iniciação à leitura envolvendo os familiares, fortalecendo a integração família e escola, um fator fundamental no desenvolvimento integral da criança.
Objetivos do Projeto " Música e dança; expressões de sentimentos e prazer na perspectiva da diversidade cultural": oferecer vivências sonoras para estimular, enriquecer e ampliar a experiência das crianças contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, tendo como foco a diversidade cultural.
BERÇÁRIO II CD
CONHECENDO A ÁFRICA ATRAVÉS DA MÚSICA (MANHÃ)
EU, MEUS AMIGOS E NOSSAS BRINCADEIRAS (TARDE)
Professoras: Ana Lucia, Maria das Graças, Paula Maria e Regiane
Objetivos do Projeto "Conhecendo a África através da música": educar para a igualdade racial; conhecer a cultura africana
através da música, dança e instrumentos musicais.
Objetivos do Projeto "Eu, meus amigos e nossas brincadeiras": promover
vivências nos diversos campos de experiências, tendo como foco as interações e
brincadeiras, considerando a diversidade cultural e suas histórias de vida e
família.
MINI GRUPO I AB
IDENTIDADES E LINGUAGENS NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL (MANHÃ)
DANÇAS BRASILEIRAS E GASTRONOMIA INFANTIL (TARDE)
Professoras: Bernadeth, Maria Cristina, Rosana e Vanessa
Objetivos do Projeto "Identidades e Linguagens na Perspectiva da Diversidade Cultural": estabelecer
relações entre as histórias de vida de cada uma das famílias e o contexto de vida atual
das crianças; Resgatar e compartilhar as histórias, culturas e relações
étnico raciais existentes em nosso grupo de acordo com os lugares/ regiões de
origem.
Objetivo do Projeto "Danças brasileiras": favorecer a valorização dos aspectos multiculturais do território brasileiro, respeitando as diferenças de cada ser.
Objetivos do Projeto "Gastronomia Infantil": conhecer aspectos históricos e culturais da alimentação no Brasil; reconhecer os hábitos alimentares como um fator importante da identidade cultural do nosso povo; conhecer alguns pratos, utensílios e modos de preparo da cozinha brasileira; reconhecer a herança de portugueses, índios e negros na cozinha brasileira de hoje; desenvolver o hábito de uma alimentação saudável; compreender a origem do alimento e seu valor nutricional.
Participação do músico Jesum Biasin apresentando a dança Roda de Côco e a artista Tetê Brandolim com exposição de quadros que inspirou um dos projetos do Mini Grupo I CD
Objetivo do Projeto "Danças brasileiras": favorecer a valorização dos aspectos multiculturais do território brasileiro, respeitando as diferenças de cada ser.
Objetivos do Projeto "Gastronomia Infantil": conhecer aspectos históricos e culturais da alimentação no Brasil; reconhecer os hábitos alimentares como um fator importante da identidade cultural do nosso povo; conhecer alguns pratos, utensílios e modos de preparo da cozinha brasileira; reconhecer a herança de portugueses, índios e negros na cozinha brasileira de hoje; desenvolver o hábito de uma alimentação saudável; compreender a origem do alimento e seu valor nutricional.
MINI GRUPO I CD
EU E ELES
Professoras: Daniela Copiano, Marineide, Paula Rosa, Regina Maria e Val
Objetivos do Projeto "Eu e eles": promover atividades que
gradativamente incorporem desafios ligados à experimentações das diversas
linguagens, levando nossas crianças a refletirem sobre questões como rótulos,
preconceito e discriminação, valorizando semelhanças e diferenças; compreender que a sociedade é formada por
grupos distintos, com cultura e história próprias; respeitar a diversidade bem
como consolidar positivamente sua identidade e sua auto
estima.
MINI GRUPO II A
ÁFRICA DE ABAYOMI
Professoras: Gisleine e Marta
Objetivos do Projeto: expandir
o universo das crianças através das interações, tendo em vista o conviver com
crianças e adultos de origem e hábitos diferentes; aprender novas brincadeiras; adquirir novos conhecimentos sobre a realidade na qual está inserida; construir
sua identidade através do significado do nome e
sobrenome, sua origem familiar, suas características e particularidades
sócio culturais contando com a participação dos familiares e dos educadores
para enriquecer estas experiências; apresentar os grupos étnicos raciais para
que a criança aprenda a conviver, compreendendo que todos somos diferentes,
agimos diferentes, sendo a tolerância e o respeito necessários para uma
convivência harmoniosa.
MINI GRUPO II B
UM POUCO DA ÁFRICA NA ESCOLA E BRINCANDO COM A CULTURA INDÍGENA
Professoras: Cristiane e Joana
Objetivos do Projeto: conhecer e
valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro; aprender,
respeitar e valorizar culturas diferentes; conscientizar contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de
sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; resgatar a nossa
história e as nossas raízes; estimular a criatividade, o gosto pela arte e
linguagem oral; valorizar a música, o movimento e os meios de transmissão de
cultura.
Participação do músico Jesum Biasin apresentando a dança Roda de Côco e a artista Tetê Brandolim com exposição de quadros que inspirou um dos projetos do Mini Grupo I CD
Nenhum comentário:
Postar um comentário