“O CEI JAMIR DAGIR definiu
como tema para sua formação junto aos professores em 2018 o PEA “Identidades e
Linguagens na perspectiva da Diversidade Cultural”. O trabalho com a
diversidade cultural e relações étnico-raciais foi determinado
através do plano de ação do Indique 2017. Sua consolidação foi realizada ao longo do ano,
através dos diferentes momentos vividos em nossa unidade, promovendo um diálogo
com as ações elencadas no Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade.
Todos os nossos eventos foram planejados e
executados a partir da diversidade cultural: Festa Brasileira, Formação do Coco
de Roda, Encontros das Tradições Brasileiras, Festa Multicultural e o Rito de Passagem
do MGII com a participação de todas as turmas.
O tema promoveu um
aprofundamento e busca de maiores informações e estudos sobre valores, costumes
e conceitos das culturas indígenas e africanas, ampliando o universo cultural
das crianças, o refletir e aprimorar a prática docente, bem como, colaborar para
que tal aprimoramento se volte para ações contextualizadas em meio à realidade
da comunidade escolar, através de
experiências significativas no âmbito das práticas sociais que envolvem
relações étnico-raciais como meio para a criança compreender e se relacionar com o
mundo.
Observamos que ainda
precisamos nos ater ao estudo de diferentes culturas, com o intuito de combater
os estereótipos e preconceitos ainda existentes, reflexo de muitos anos de informações distorcidas e
alienantes, que impossibilitaram reflexões e críticas. O aprofundamento do
estudo possibilita a valorização da riqueza e contribuições dessas etnias na
formação da cultura do povo brasileiro.
A aceitação e envolvimento
das crianças e famílias nos demonstraram que conseguimos atingir os objetivos
propostos, promovendo o acolhimento e pertencimento das famílias, criando
vínculos e ampliando a sua participação nas atividades desenvolvidas pela unidade, com direito a escuta e atuação
nas decisões possíveis através de uma gestão democrática, propiciando a
inclusão social.
Por meio deste PEA garantimos espaço e tempo para que os
docentes pudessem estruturar e organizar, coletivamente, as situações de ensino
e aprendizagem, bem como socializassem sua execução, visando à análise e reflexão
por seus pares, à luz das novas orientações curriculares e outros paradigmas
colocados para a Educação Infantil.
Temos plena certeza que os
estudos contribuíram para que os professores construíssem, através dos
referenciais teóricos e práticos, um olhar mais sensível e humanizado,
possibilitando a leitura e a interpretação da realidade por meio da pluralidade
de ideias, ampliando o repertório
cultural, das crianças e famílias.
Diante disso, embasados no
INDIQUE 2018 - PLANO DE AÇÃO, avaliações finais do PEA 2018 realizado pela
equipe docente, gestão e famílias, indicamos a necessidade de continuidade do
Projeto: “Identidades e Linguagens na perspectiva da Diversidade Cultural”,
tendo como foco de estudo outras culturas
que também contribuem para a formação do povo brasileiro (PEA 2019,
homologado).
Os eventos da unidade são
planejados para contemplar o Projeto
Pedagógico do CEI JAMIR DAGIR, que neste ano prioriza um olhar mais atento e sensível à questão da Imigração
na construção e valorização da Identidade de nossas crianças e a Diversidade
Cultural.
O projeto de 2019 tem como
foco os Imigrantes, porém, não deixando de lado as questões indígenas e africanas,
contemplados nas formações deste ano. Destacamos a presença da Prof.ª Marina
Vanzolini, especialista e pesquisadora da Região do Xingu e o mestrando em
Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, Jaime da Silva Mayoruna, compartilhando suas
experiência e cultura do Povo indígena Mayoruna. Em um segundo momento, a formação envolvendo consciência corporal
e o movimento, com a Oficina: “Corpo Rítmico: o despertar da música
através do corpo, instrumento e
movimento”, com a participação de
Dani Zulu, envolvendo a influência africana. Ambas formadoras são mães de
crianças da nossa unidade, Eva – MGII B e Ian - MGII A, respectivamente.
Nosso próximo momento será o
Dia da Família na escola com a Festa Brasileira, evento planejado desde o
primeiro dia do ano letivo. A proposta sugerida pela Coordenação Pedagógica
para essa festa é que a mesma seja relacionada com o projeto da unidade e o
projeto da sala de cada agrupamento, como ocorreu em todos os eventos do ano
passado. Ao selecionar as danças, que as mesmas sejam representativas para cada
agrupamento, podendo abordar regiões do Brasil, como também, outros países, com
danças trazidas pelos imigrantes que já
fazem parte da nossa cultura. A própria “Festa Junina”, já incorporada às
tradições brasileiras, é de origem portuguesa, por exemplo.
O convite e a decoração da
festa possui relação com o projeto da unidade. Desde os Centros de Educação Infantil,
as propostas realizadas nas unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de
Ensino seguem um referencial, um embasamento, presente no Currículo da Cidade
de São Paulo.
A escolha pelas obras de
Alfredo Volpi foi uma referência aos
imigrantes, sendo o mesmo de origem italiana que se instalou em Minas Gerais. Através
das pesquisas realizadas com as famílias, observou-se que um número
significativo de famílias é proveniente desta região do país.
Volpi um pintor
ítalo-brasileiro, considerado um dos mais destacados pintores da Segunda
Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por
casarios e bandeirinhas coloridas, amplamente trabalhadas na educação infantil.
Através das trocas de experiências, planejamentos e observações dos projetos, a
escolha foi realizada, contemplando assim, o Projeto da Unidade em 2019.
Cada agrupamento irá apresentar a dança referente
ao seu projeto, tornando esse momento significativo para as crianças. Na
escolha elaborada pelas professoras de cada turma, a proposta foi à descrição da música,
da região contemplada e o motivo desta escolha. Esses dados irão compor as
apresentações no dia do evento, como já aconteceu nos eventos do ano anterior.
A decoração deverá seguir o mesmo percurso,
destacando os projetos de cada agrupamento, aproveitando o material, enfeites,
painéis e outros, já existentes,
revitalizando-os, reciclando-os, adequando-os à proposta deste ano, tendo o
cuidado e o olhar acerca da
sustentabilidade.
Embasados
nas avaliações dos pais durante o ano de 2018, destacou-se como um momento
diferenciado da unidade, a proposta do evento externo da Festa Brasileira, com
ressalvas feitas à questão dos terceirizados. Desta forma, mantivemos a proposta da utilização do espaço
externo no ano de 2019, com contribuições da comunidade escolar na escolha
dos terceirizados.
Nossa Festa está chegando,
contamos com a colaboração e envolvimento de todos, transformando este dia em
um momento significativo e prazeroso para todos.
Bom trabalho!
Gestão CEI JAMIR DAGIR
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