quinta-feira, 30 de maio de 2019

FESTA BRASILEIRA 2019


“O CEI JAMIR DAGIR definiu como tema para sua formação junto aos professores em 2018 o PEA “Identidades e Linguagens na perspectiva da Diversidade Cultural”. O trabalho com a diversidade cultural e relações étnico-raciais foi  determinado  através do plano de ação do Indique 2017. Sua  consolidação foi realizada ao longo do ano, através dos diferentes momentos vividos em nossa unidade, promovendo um diálogo com as ações elencadas no Projeto Político Pedagógico de nossa Unidade.
 Todos os nossos eventos foram planejados e executados a partir da diversidade cultural: Festa Brasileira, Formação do Coco de Roda, Encontros das Tradições Brasileiras, Festa Multicultural e o Rito de Passagem do MGII com a participação de todas as turmas.
O tema promoveu um aprofundamento e busca de maiores informações e estudos sobre valores, costumes e conceitos das culturas indígenas e africanas, ampliando o universo cultural das crianças, o refletir e aprimorar a prática docente, bem como, colaborar para que tal aprimoramento se volte para ações contextualizadas em meio à realidade da comunidade escolar,  através de experiências significativas no âmbito das práticas sociais que envolvem relações étnico-raciais como meio para a criança compreender e se relacionar  com o  mundo.
Observamos que ainda precisamos nos ater ao estudo de diferentes culturas, com o intuito de combater os estereótipos e preconceitos ainda existentes, reflexo de  muitos anos de informações distorcidas e alienantes, que impossibilitaram reflexões e críticas. O aprofundamento do estudo possibilita a valorização da riqueza e contribuições dessas etnias na formação da cultura do povo brasileiro.
A aceitação e envolvimento das crianças e famílias nos demonstraram que conseguimos atingir os objetivos propostos, promovendo o acolhimento e pertencimento das famílias, criando vínculos e ampliando a sua participação nas atividades desenvolvidas  pela unidade, com direito a escuta e atuação nas decisões possíveis através de uma gestão democrática, propiciando a inclusão social.
 Por meio deste PEA   garantimos espaço e tempo para que os docentes pudessem estruturar e organizar, coletivamente, as situações de ensino e aprendizagem, bem como socializassem sua execução, visando à análise e reflexão por seus pares, à luz das novas orientações curriculares e outros paradigmas colocados para a Educação Infantil.
Temos plena certeza que os estudos contribuíram para que os professores construíssem, através dos referenciais teóricos e práticos, um olhar mais sensível e humanizado, possibilitando a leitura e a interpretação da realidade por meio da pluralidade de ideias, ampliando o  repertório cultural, das crianças e famílias.
Diante disso, embasados no INDIQUE 2018 - PLANO DE AÇÃO, avaliações finais do PEA 2018 realizado pela equipe docente, gestão e famílias, indicamos a necessidade de continuidade do Projeto: “Identidades e Linguagens na perspectiva da Diversidade Cultural”, tendo como foco de estudo outras culturas que também contribuem para a formação do povo brasileiro (PEA 2019, homologado).


Os eventos da unidade são planejados para contemplar o Projeto  Pedagógico do CEI JAMIR DAGIR, que neste ano prioriza  um olhar mais atento e sensível à questão da Imigração na construção e valorização da Identidade de nossas crianças e a Diversidade Cultural.
O projeto de 2019 tem como foco os Imigrantes, porém, não deixando de lado as questões indígenas e africanas, contemplados nas formações deste ano. Destacamos a presença da Prof.ª Marina Vanzolini, especialista e pesquisadora da Região do Xingu e o mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo,  Jaime da Silva Mayoruna, compartilhando suas experiência e cultura do Povo indígena Mayoruna. Em um segundo momento, a  formação envolvendo consciência corporal e  o movimento, com a Oficina: Corpo Rítmico: o despertar da música através  do corpo, instrumento e movimento”,  com a participação de Dani Zulu, envolvendo a influência africana. Ambas formadoras são mães de crianças da nossa unidade, Eva – MGII B e Ian - MGII A, respectivamente.
Nosso próximo momento será o Dia da Família na escola com a Festa Brasileira, evento planejado desde o primeiro dia do ano letivo. A proposta sugerida pela Coordenação Pedagógica para essa festa é que a mesma seja relacionada com o projeto da unidade e o projeto da sala de cada agrupamento, como ocorreu em todos os eventos do ano passado. Ao selecionar as danças, que as mesmas sejam representativas para cada agrupamento, podendo abordar regiões do Brasil, como também, outros países, com danças trazidas pelos imigrantes que  já fazem parte da nossa cultura. A própria “Festa Junina”, já incorporada às tradições brasileiras, é de origem portuguesa, por exemplo.
O convite e a decoração da festa possui relação com o projeto da unidade. Desde os Centros de Educação Infantil, as propostas realizadas nas unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino seguem um referencial, um embasamento, presente no Currículo da Cidade de São Paulo.
A escolha pelas obras de Alfredo Volpi foi  uma referência aos imigrantes, sendo o mesmo de origem italiana que se instalou em Minas Gerais. Através das pesquisas realizadas com as famílias, observou-se que um número significativo de famílias é proveniente desta região do país.
Volpi um pintor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas, amplamente trabalhadas na educação infantil. Através das trocas de experiências, planejamentos e observações dos projetos, a escolha foi realizada, contemplando assim, o Projeto da Unidade em 2019.
Cada agrupamento irá apresentar a dança referente ao seu projeto, tornando esse momento significativo para as crianças. Na escolha elaborada pelas professoras de cada  turma, a proposta foi à descrição da música, da região contemplada e o motivo desta escolha. Esses dados irão compor as apresentações no dia do evento, como já aconteceu nos eventos do ano anterior.
A decoração deverá seguir o mesmo percurso, destacando os projetos de cada agrupamento, aproveitando o material, enfeites, painéis e outros,  já existentes, revitalizando-os, reciclando-os, adequando-os à proposta deste ano, tendo o cuidado e o olhar acerca  da sustentabilidade.
   Embasados nas avaliações dos pais durante o ano de 2018, destacou-se como um momento diferenciado da unidade,  a proposta do  evento externo da Festa Brasileira, com ressalvas feitas à questão dos terceirizados. Desta forma,  mantivemos a proposta da utilização do espaço externo no ano de 2019, com  contribuições da comunidade escolar na escolha dos terceirizados.
Nossa Festa está chegando, contamos com a colaboração e envolvimento de todos, transformando este dia em um momento significativo e prazeroso para todos.
Bom trabalho!

Gestão CEI JAMIR DAGIR

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