terça-feira, 23 de junho de 2020

CONVÍVIO DIÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (COCEU) e da Coordenadoria Pedagógica (COPED), divulga o material didático produzido pela Comissão Técnica da Parceira Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, para ajudar famílias durante o período de distanciamento social com dicas para tornar o convívio diário mais agradável, produtivo e seguro.
   Ficar em casa “confinado”, requer criar estratégias para entender quando os bebês estão cansados, com fome, com sono, bem como compreender as crianças maiores e os adolescentes, seus sentimentos e suas necessidades. Sendo assim, um dos grandes desafios do distanciamento social são as novas rotinas familiares, nas quais a criatividade e a escuta dos mais jovens se fazem necessárias para estreitar laços e tornar a convivência mais fácil.
  No entanto, o momento necessita de atenção redobrada para o combate ao abuso e exploração sexual e outros tipos de violências praticadas contra crianças e adolescentes. 
   Para aprofundar o tema, o assunto foi abordado em um episódio do podcast Acontece em SP: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/escuta-ativa-das-criancas-e-uniao-da-familia-sao-trunfos-paradriblar-dificuldades-da-quarenten (abre link externo)
   Quando as crianças e os adolescentes ficarem entediados, cansados, tente escutá-los, entendê-los e distraí-los com atividades criativas. Nesta nova realidade que estamos experimentando, as coisas mais simples tornam-se mais significativas. Para conhecer outras dicas, acesse o material (https://tinyurl.com/materialpandemia) que pode orientá-lo a organizar uma rotina com atitudes positivas em tempos de pandemia.
   Lembre-se que xingar, humilhar, castigar são formas de violência e não educam ninguém.
   Se você for vítima ou presenciar algum tipo de violência, denuncie! Disque 100 ou 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário