Carta de Intenções 2022 – B1AB
Professoras manhã: Mari Neder e
Tatiane
Professoras tarde: Mari Cordeiro e
Maria das Graças
Esse ano em nosso agrupamento, temos bebes de 02 meses a 01
ano e 07 meses, somando ao total de 14 bebês. Estamos todas nós nos
familiarizando com esse momento, aprendendo e nos adaptando a cada um deles e
introduzindo em nossa rotina, todos os anseios, receios de todas as famílias, para
que sejam acolhidas e se sintam seguras nesse novo ambiente.
Neste primeiro momento, estamos focando no acolhimento
afetivo e em criarmos vínculos, de acordo com as especificidades de nossa
turma.
Ainda não conseguiremos interações com outros agrupamentos,
bem como a ida em outros ambientes, que não sejam a sala, refeitório e ao
solário menor.
A proposta inicial é oferecermos o acolhimento,
proporcionando, experiências, vivências sensoriais, auditivas, visuais, táteis
e corporais.
A roda de música, com estímulos sonoros, ocorre diariamente,
bem como o estímulo a autonomia, como por exemplo, segurar a mamadeira ou o
copinho, frutas e ou manuseio e exploração de brinquedos. Conforme os meses,
iremos nos aprofundar no brincar, essa atividade, julgamos ser a mais
importante na educação infantil, juntamente com o contato direto com os
materiais que favoreçam o reconhecimento de diferentes sensações, sons, cores,
formas e texturas. Essa vivência, vai se aprimorar, no 2º semestre, onde já
estaremos familiarizados com toda a rotina do CEI e vamos ampliar o contato
social com os outros agrupamentos.
A próxima etapa será a apresentação de materiais de largo
alcance, como potes, garrafas, tampas, colheres e etc., bem como a apresentação
e introdução a roda de história, bem como o manuseio e exploração de livros. A
roda de história, o contato com a ludicidade, e o manuseio de livros, a
repetição e a imitação de gestos, sons, reconhecer se ao espelho, familiarizar
com o próprio corpo, bem como os movimentos de estímulos, de por exemplo,
sentar com e sem apoio, rolar, engatinhar, levantar, caminhar e alguns a pular!
Todos os estudos, reforçados com o nosso tema de objeto de
estudo da unidade, do livro: “Arte contemporânea e Educação Infantil - crianças
observando, descobrindo e criando”, nos mostram que na educação infantil o
brincar e o cuidar, são suportes para o desenvolvimento motor, cognitivo,
social emocional e o da linguagem. Também introduziremos, de maneira lúdica a
temática étnico racial, bem como as questões de gênero e a inclusão
(deficiências, transtornos globais, altas habilidades e etc), temas atuais e
presentes no cotidiano escolar. Sempre respeitando as diferenças e incentivando
a diversidade.
Sobre a alimentação no Berçário I:
A faixa etária de 0 a 3 meses, o desenvolvimento da criança
ocorre através da boca e da sucção. O esforço de sugar prepara a musculatura
facial da criança para a fala e a deglutição. Aqui entram o leite materno e as
fórmulas infantis, sendo suficientes para suprir as necessidades de um bebê.
Neste período, se houver frequência do bebê, a mãe pode vir e amamenta-lo no CEI,
nos horários de refeição e ou ofertado o leite materno (enviado conforme
normas), ou ainda a fórmula em copos ou mamadeiras, previamente já apresentadas
em casa.
Na faixa etária de 4 e 5 meses, a criança já apresenta no
desenvolvimento maior coordenação motora entre os olhos e as mãos. Já é capaz
de se sentar, sem apoio e sustenta o pescoço, firmemente. O sistema digestório
está mais preparado para digerir outros alimentos. Caso ocorra, nestes meses,
introdução de alimentos, é importante oferecer de forma gradual, tanto na
quantidade, como na consistência. Sempre com baixo teor de sal, açúcar e
gordura.
A faixa etária de 6 e 7 meses, a criança é capaz de
engatinhar ou arrastar, onde devemos dedicar maior estímulo, pois a coordenação
motora está mais desenvolvida. Aqui já ocorre do bebe segurar nas mãos,
alimentos e objetos. Já é oferecido neste momento, alimentos mais consistentes,
e variados (salgados e doces, azedos e amargos, com texturas e consistências
diferentes), para que possa ser exercitado o paladar e experimentar novas
sensações, favorecendo o mecanismo da deglutição e o desenvolvimento da
linguagem.
Na faixa etária de 8 a 11 meses, a criança já consegue segurar
objetos com maior firmeza, e é incentivado a começar a comer sozinha, bem como
estimular a segurar os talheres. E neste período é oferecido, gradativamente,
alimentos com consistência mais solida, de forma, que ao completar 12 meses, a
aceitação aos alimentos já seja semelhante ao do adulto.
Em qualquer fase, gostaríamos de ressaltar o processo de
apresentação da alimentação, seja uma junção, entre escola e família, para que
assim ocorra de forma integral e prazerosa. Esta informação de alimentação foi
retirada do Manual de Alimentação da PMSP (
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br).
“A infância é o tempo de maior
criatividade na vida de um ser humano”.
Jean Piaget
Carta de Intenções – B2 AB – 2022
Mas o que a turma tem em comum é que todos os nasceram durante a
pandemia de covid19, e conheceram o mundo e estão vivendo sua vida com
restrição de interação com espaços, em eventos sociais, bem como com outros
adultos e crianças fora do âmbito familiar. A princípio, ficaram “mais em casa”
durante esse período.
Nosso desafio é organizar um ambiente que possibilite à criança
vivenciar diferentes experiências, privilegiar o contato, a interação, o
convívio com outros bebês, crianças e adultos e vivenciar o mundo social e
cultural, através da escola.
Nossa intenção é a de adotarmos atitudes permanentes de
acolhimento e valorização de todas as crianças e suas histórias e culturas.
Considerando o tema do PEA “Tempo e espaços do brincar”,
pretendemos propor atividades com música, brinquedos diversos, materiais de
largo alcance, brincadeiras ao ar livre, contação e leitura de histórias,
atividades com massinha, giz de cera e de lousa, giz risca e apaga, em suportes
diversos (lousa, espelho, azulejo, papel, tecido...).
Acreditamos que por meio de diferentes atividades, nossos bebês
possam reconhecer seu corpo como um ser único, os colegas como seres igualmente
únicos, expressar sensações e emoções, interagir entre eles, com adultos e com
objetos; explorar diferentes materiais (texturas, cores, cheiros, formas,
sons...) e suportes; apreciar diferentes linguagens artísticas (músicas, poemas
e parlendas, ilustrações, fotos, dança, teatro...). Experienciar com os 5
sentidos elementos naturais (como folhas, sementes, galhos, raízes, flores,
chás…)
Esperamos que nosso tempo juntos seja especial e significativo e
que os bebês possam brincar cotidianamente de diversas formas em diferentes
espaços e tempos, ampliando seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade,
experiências emocionais e corporais.
Desta forma estaremos
criando e proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para nossos bebês
explorarem e desenvolverem sua curiosidade em aprender o mundo.
CARTA DE INTENÇÕES
BERÇÁRIO 2 C D – MANHÃ E TARDE
“Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo
Freire
CARTA
DE INTENÇÃO MGI A/B
Cei
Jamir Dagir – 1º Semestre - 2022
Neste ano de 2022 nosso
maior desafio será acolher as crianças que devido aos dois anos de pandemia e
isolamento pouco frequentaram a Educação Infantil e ou em alguns casos não
chegaram de fato a frequentar a escola. Desta forma temos uma grande
preocupação em acolhê-las principalmente no campo emocional e psicológico, mas
também cuidando para a integridade da sua saúde física, diante das diferentes
demandas que apresentarão, para que elas se sintam seguras e assistidas visando
sempre o seu bem estar.
Assim em nossas atividades continuaremos a trabalhar o cuidado de
si, do outro e do ambiente, como forma de nos cuidarmos e evitarmos a
contaminação por Covid, bem como levar as crianças a refletirem sobre como
nossas ações influenciam no outro e no mundo.
Para que isso ocorra vemos a necessidade de realizarmos algumas
ações para que possamos proporcionar novas experiências e descobertas para nossas
crianças, bem como estaremos sempre
abertas a mudar nossa trajetória nos abrindo a um novo olhar para as necessidades
que essa turma venha a nos apresentar.
Nosso olhar estará voltado em conhecer cada criança da turma,
estabelecendo vínculos de afeto e confiança, respeitando os seis direitos de
aprendizagem fundamentados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017), que
são:
Ø
CONVIVER;
Ø
BRINCAR;
Ø
PARTICIPAR;
Ø
EXPLORAR ;
Ø
EXPRESSAR;
Ø
CONHECER-SE.
Para que isso aconteça de forma
significativa iremos propor as crianças situações lúdicas e reais, nas quais elas
desempenham um papel ativo, interagindo com ambiente e pessoas diversas,
permitindo que elas vivenciem descobertas e desafios, impulsionando sua
aprendizagem sobre si e sobre o mundo que a cerca.
Ainda de acordo com o BNCC, buscaremos diante da escuta ativa das
crianças proporcionarmos a elas situações e experiências concretas em sua vida
cotidiana e dos seus saberes, relacionando-os aos cinco campos de experiência
que devem permear seu desenvolvimento que são:
·
Eu, o outro e o nós;
·
Corpo, gestos e movimentos;
·
Traços, sons, cores e formas;
·
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
·
Espaços; tempos, quantidades, relações e
transformações.
Com base na observação do grupo, neste período de adaptação,
pudemos fazer um breve levantamento das preferências das crianças percebendo um
grande interesse da turma por momentos de leitura e músicas, sendo assim
inseriremos nos projetos elementos da cultura brasileira, como brincadeiras,
músicas, alimentação e histórias em diferentes momentos e contextos propiciando
a exploração e descoberta.
Assim, começamos a estruturar alguns dos projetos da turma do
MG1A/B, relacionando-os ao nosso Projeto Político Pedagógico:
"
Criar e Recriar a Arte"
* Nas produções artísticas das crianças
podemos observar seu protagonismo! O qual se desenvolve não apenas para um
brincar mais divertido, mas para explorar, conhecer e construir coisas a sua
volta.
Através de diferentes materiais, propiciaremos
com o grupo, momentos onde eles possam explorar as artes.
Pretendemos mostrar algumas obras e fazer uma
re leitura de forma que a criança possa criar a sua maneira.
Utilizaremos diversos materiais, como por
exemplo: (folhas secas, terra, areia, água, galhos, tintas de cascas de
legumes, carvão, papel crepom, conchinhas, retalhos, e outros materiais viáveis
a serem explorados.
Buscaremos ao longo do Projeto, observar o que
mais chama a atenção das crianças. Usaremos também se necessário outros meios
para melhor apreciação, como por exemplo, mídias (DVD referente, músicas que
falem das artes, como por exemplo, " Aquarela do Toquinho). Uma roda de estória e de conversa para melhor
conhecerem a respeito.
Buscando assim, apresentar, explorar de
maneira que as crianças possam produzir ! Criando e recriando sua própria Arte!
E como nos fala Paulo Freire: "Criar as possibilidades para a própria
produção."
CEI Jamir Dagir
MG1 – CD
Carta de Intenções – 2022
Avaliando que tivemos um longo período em que
precisamos nos reinventar para sobreviver, nossos esforços resultaram em
produções muito diferentes daquelas que vínhamos desenvolvendo até então.
Nossas convicções foram colocadas à prova.
As práticas, que já nos permitiam navegar em uma
zona de conforto, já não eram mais suficientes para que pudéssemos garantir
aprendizagens significativas nos diferentes campos de experiência em tempos de
pandemia.
Houve um momento em que concentramos nossos
esforços na produção de materiais para serem compartilhados pelas mídias.
Tivemos que aprender a falar claro, a traduzir nossos objetivos através de
imagens e a superar a timidez.
Depois, a necessidade de permanecer em espaços
abertos por conta dos protocolos, acabou por nos despertar para materiais
alternativos e acessíveis que nos permitissem promover conhecimento.
Estes tempos também foram muito importantes para
ressignificarmos e intensificarmos, a relação com as famílias, algo tão
importante para o processo educativo. Nunca estivemos tão próximos...
Acreditamos que, de alguma forma, esse novo
jeito de ver o mundo nos permitiu estabelecer um vínculo de confiança voltado
para a segurança e o bem-estar de todos na Escola.
E como vamos estruturar nossas intenções diante
de tantas possibilidades que se abriram?
Este será o percurso que vai estruturar o nosso
ponto de partida...
“Na
infância, o trabalho, o labor imaginário, é criar imagens contínuas ligadas ao
início das coisas, à estrutura do mundo, à grandiosidade dos fenômenos, à força
e ao peso dos acontecimentos, aos elementos primordiais que constituem a vida
(água, fogo, ar, terra) e, principalmente, ligadas ao mistério do nascimento e
morte de tudo.” Piorski, 2016,
pág 27[1]
A equipe do CEI Jamir Dagir estabeleceu como
eixo de trabalho, para o ano de 2022, o tema: “TEMPOS E ESPAÇOS DE BRINCAR”, em
conformidade com o diagnóstico coletivo de autoavaliação participativa
envolvendo todos os profissionais da unidade, as famílias e a comunidade
escolar.
Esperamos que este objeto de estudo possa
aprimorar o nosso conhecimento sobre a forma como as crianças brincam e ampliar
essas possibilidades. O MG1CD tem a intenção de resgatar, junto às famílias, o
repertório de brincadeiras vividas no mesmo período em que atualmente se encontram
seus filhos. O aperfeiçoamento de nossa prática será construído durante o “PEA
– Projeto Especial de Ação – 2022” que visa instrumentalizar o nosso trabalho.
A construção das propostas, constantes no
Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar, está apoiada nos seguintes
documentos: BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,
Currículo da Cidade: Educação Infantil, Indicadores de Qualidade da Educação
Infantil Paulistana, Orientação Normativa n.01/13, Currículo Integrador da
Infância Paulistana, O Uso da Tecnologia e da Linguagem Midiática na Educação
Infantil e Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana.
Desta forma, esperamos que nosso Projeto, possa
atender à formação integral das crianças apoiado em uma escuta atenta para suas
necessidades e anseios. Pautados na “Sociologia da Infância” e nas Linguagens
Artísticas tais como a Música (tão solicitada pelas crianças...), Dança, Teatro
e Artes Plásticas pretendemos promover vivências significativas nas quais,
tanto crianças com seus pares quanto crianças e adultos possam interagir e
trocar experiências de aprendizagens.
Além disso, as atividades de comunicação e
expressão, principalmente na Primeira Infância têm um papel fundamental na
construção de repertório e ampliação cultural, o que auxilia na constituição do
“sujeito autônomo”, capaz de se expressar e, consequentemente, cada vez mais,
participar da tomada de decisões dos grupos sociais dos quais faz parte.
Temos um caminho a percorrer e convidamos vocês
a trilharem conosco. Que sejamos parceiros nesta jornada…
Professoras: Maria Cristina, Bernadeth, Graziela
e Regina.
[1] PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o
Brincar. Editora, Peiropolis. São Paulo, 2016.
CARTA DE INTENÇÕES MG II A
A proposta
pedagógica aqui apresentada tem a finalidade de oferecer a criança a
possibilidade de um desenvolvimento integral, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social, numa ação complementar entre família, escola
e sociedade. A criança é um ser em formação, capaz de agir, pensar, sentir,
memorizar, imaginar, descobrir, inventar, aprender e ensinar constantemente.
O trabalho
pedagógico organizará espaços, tempos e vivências encantadoras e múltiplas para
as diferentes linguagens e manifestações expressivas das crianças,
possibilitando o desenvolvimento e a aprendizagem, assegurando-lhes a
oportunidade de viver um processo rico em interações e construção de
conhecimentos significativos.
Neste processo
não há cisão entre o aprender e o brincar, por entender que o brincar é uma
linguagem, isto é, um modo de a criança se relacionar como o mundo e atribuir
sentido ao que vive e aprende. Brincar é fundamental para o aprendizado, pois
desafia o pensamento, a memória, a solução de problemas, promove negociação
entre crianças, o planejamento, a investigação, a discussão de valores, a
criação de regras. Isto exigirá um planejar e replanejar constantes, um
registro sistemático e uma leitura perspicaz que permitirão descobrir o que as
crianças já sabem e os conhecimentos que precisam desenvolver.
Comunicar-se,
construir sua identidade, situar-se no tempo e no espaço, compreender os
fenômenos da natureza e os fatos sociais faz parte dos conteúdos a serem
trabalhados na construção do conhecimento pela criança, que é protagonista de
seu processo formativo. A criança aprende quando é sujeito na vivência, na
experiência, quando faz escolhas, toma decisão e aprende a pensar. É neste
contexto que se desenvolverão, ao longo do ano de 2022, os projetos: “Que bicho
é esse?” e “Arte na Educação Infantil”.
Aproveitaremos
a natureza curiosa das crianças para levar a investigação da vida animal e
artística ao universo infantil. O projeto “Que bicho é esse?” promoverá a
consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimulará o conhecimento de
diferenças e semelhanças entre animais.
Oportunizará a
participação das crianças em atividades que envolvam jogos, brincadeiras livres
e dirigidas, pintura, colagem, modelagem, construções, canções, histórias, etc,
dentro do tema proposto. O projeto “Artes” permitirá às crianças ampliarem seus
conhecimentos, manipulando diferentes objetos e materiais como: lápis, giz de
cera, pincéis, brochas, carvão, argila, água, terra, areia, utilizando-se
diversos suportes gráficos como: jornal, papel, papelão, caixas, rolos de papel
higiênico e toalha, parede, chão, tecidos, entre outros.
A avaliação
será contínua ao longo do processo de aquisição dos saberes. O desenvolvimento
de cada criança será registrado no caderno de observações e através de
fotografias. Observar-se-á as interações, comportamentos, atitudes, participação,
produções e evoluções das crianças diante das atividades propostas,
valorizando-se todos os processos criativos. Uma avaliação escrita ao final de
cada Semestre será realizada.
Professoras:
Aldenir e Cristiane
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