quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Agora nosso parque tem areia!

Brincar na areia – Importância, benefícios, brincadeiras e brinquedos

A importância de brincar na areia na Educação Infantil

Brincar na areia é uma atividade muito importante para o desenvolvimento das crianças, já que estimula os diferentes sentidos.

É certo que a areia pode sujar muito. No entanto, os inconvenientes são muito menores do que os benefícios que possa trazer para a criança. Através do brincar, a criança desenvolve a coordenação motora grossa e fina, além de aprender uma série de conceitos apenas a partir do brincar (cheio e vazio, pesado e leve, seco e molhado, quente e frio…). E somamos a isso muitos outros benefícios!

Benefícios de Brincar com areia

Por que brincar na areia? Como afirmamos, o brincar na areia é uma experiência sensorial que favorece o desenvolvimento de múltiplas habilidades. Pense nas diferentes ações que a criança pode fazer durante a brincadeira na areia: se levantar, se sentar, equilibrar-se, saltar, correr, caminhar, brincar com baldinho e pazinhas, usar carrinhos ou caminhões, pegar a areia e usar moldes para fazer figura… Isso sem contar o brincar com algum irmão, amiguinho ou colega. Tudo isso leva a criança a enriquecer seu campo de conhecimento e experimentação.

Dentre os principais benefícios, podemos assinalar:

·Desenvolve habilidades científicas e aprende conceitos matemáticos: encher e esvaziar cubos de tamanhos distintos, contar, construir castelos…

·Amplia o vocabulário: através da criação de minimundos e dos jogos simbólicos na areia, a criança trabalha o vocabulário… 

· Conecta com a natureza: a criança se envolve com o que há de mais natural. Reaviva, cada vez, sua curiosidade por explorar o meio, através de brincadeiras como encontrar tesouros ou fazer figuras.

·Estimula os sentidos: as brincadeiras na areia, desenvolvem capacidades motoras, equilíbrio, habilidades óculo-manuais a partir das múltiplas ações que pode realizar.

·Desenvolve habilidades sociais: no parquinho ou na praia, ela pode se comunicar com outras crianças ou brincar com os próprios pais ou cuidadores.

·Aprende novos hábitos de higiene: limpar a roupa e os sapatos antes de entrar no carro ou em casa. A criança pode ser responsável pela limpeza da areia dos brinquedos que tiver utilizado.

·Desenvolve a criatividade artística e treina a escrita: com um pedaço de pau ou a pazinha, a criança usa a areia como suporte para o desenho e/ou a escrita.

Bebê pode brincar na areia?

Essa é uma dúvida que muitos pais tem. Levam o bebê à praia e armam uma mega toalha a fim de evitar que encoste os pés e mãos na areia. A maior preocupação é, realmente, que possa levar a areia na boca. O melhor é você relaxar e deixar o bebê à vontade para brincar na areia, sempre com supervisão. Fique ao lado para impedi-lo de colocar areia ou qualquer outro objeto pequeno na boca. No entanto, não interfira na sua experiência. Deixe que ele vivencie essa brincadeira sensorial.

Brincadeiras com areia na educação infantil

Dicas de atividades e brincadeiras com areia na Educação Infantil? Se você não tem acesso a um parque com areia ou à praia, o melhor é pensar em ter, em casa, uma caixa de areia infantil. É muito útil e, com pouca coisa, você pode fazer uma para seu filho com caixa de papelão ou com madeira. Além da areia, com alguns poucos brinquedos, se forem úteis, ela mesma cria a brincadeira. 

Buscar tesouros, experimentando com os sentidos. Fazer castelo, torres, estradas... construir e criar. Caminhar, correr, rolar, pular, fazer cambalhotas... Desenhar, escrever...

Definitivamente, brincar na areia faz bem!

Fonte:https://www.educlub.com.br/brincar-na-areia-importancia-beneficios-brincadeiras-e-brinquedos/

TURMA DO ARCO-ÍRIS BRINCANDO COM AREIA:




Nenhum comentário:

Postar um comentário