quinta-feira, 30 de abril de 2020

MASSINHA DE GELATINA - PROFª NARA e HISTÓRIA - PROFª CRISTIANE

Massinha de Modelar na Educação Infantil
    O processo de alfabetização começa muito antes do conhecimento das letras e palavras, ele começa nas atividades que envolvem movimentos de mãos e dedos. A massinha de modelar é um recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na educação infantil, tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, a concentração, oralidade, estimular a matemática, apresentar e descobrir novas formas, cores, novas texturas, sensações e movimentos, desenvolvendo também a socialização dos pequenos.
      As crianças gostam de brincar com massinha. Imagina preparada por elas? Quanta autonomia e desenvolvimento. Tenho certeza que será uma grande diversão!    

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo;1 gelatina (sabor de sua preferência); 100g de sal (20 colheres de chá); 300ml de água morna; amido de milho 
Preparo:
Em um recipiente misture a farinha, a gelatina, o sal e a água. Em seguida polvilhe o amido de milho até a massinha se soltar da travessa. 
As crianças podem explorar a massinha de forma livre. É interessante que vocês convidem as crianças a pesquisar em casa objetos que deixem marcas como pentes, réguas e alguns brinquedos. Desta forma as crianças poderão explorar diferentes texturas. 

 

___________________________________________

TATU BOLA

TEXTO DE DULCE S. RANGEL
ILUSTRAÇÕES DE ISAMU OKA
EDITORA MODERNA

MÚSICA: “TATU-BOLINHA”/CLIPES ANIMADOS - CANAL YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=NlLBBE5oELc&t=45s

“A LEITURA ENGRANDECE A ALMA” E FAZ-NOS SENTIR PRÓXIMOS DAQUELES OU DAQUILO QUE ESTÁ TÃO LONGE... 

HOJE ME SENTI PERTINHO DE TODOS VOCÊS... 
ATÉ LOGO E UM GRANDE BEIJO DA PROFESSORA CRISTIANE


quarta-feira, 29 de abril de 2020

PESCA DAS CORES - PROFª LUCIANA e HISTÓRIA - PROFª BERNADETH

PESCA DAS CORES

Olá! 

   Nesta brincadeira as crianças desenvolverão a concentração, coordenação motora fina, percepção visual, espacial, oralidade e irão se divertir com a água e  aprender sobre as cores e formas. 

   Vocês podem variar a brincadeira substituindo  os brinquedos por tampinhas de garrafa PET e as peneiras por palitos de sorvete/ churrasco. Uma pesca diferente cheia de novos desafios e diversão!

Boa brincadeira!
Beijo grande, 

Lu Fukui 







_________________________________________

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 
   “A FLOR DO LADO DE LÁ” 

Autor:  Roger Mello; ilustrações do autor – 8ª. Ed – São Paulo:
Editora Gaia, 2011.

Em A flor do lado de lá, uma anta interessa-se por uma flor. Porém, não consegue chegar até ela porque há muitos obstáculos – uma distância grande, muita água, uma baleia no caminho. Não desiste facilmente de seu objetivo. Faz várias tentativas, sofre, chora por não conseguir chegar até àquela flor tão linda. A história tem um final surpreendente: bem pertinho dela, muitas e muitas flores iguais sem que o animalzinho jamais as houvesse percebido.   
ATIVIDADES SUGERIDAS:
LINGUAGEM  ARTÍSTICA– Incentivar a criança a pintar o mar com lápis de cor, giz de cera, canetinha.. Massinha ou pedaços de papel rasgados ou cortados podem ser outras opções;
COORDENAÇÃO MOTORA – auxiliar as crianças a embrulhar as “pedras”, oferecendo papéis, retalhos, TNT  e fitas adesivas ou cola;
LINGUAGEM MATEMÁTICA – objetos que possibilitem a travessia da anta em direção à flor, com segurança. Sugestões: réguas, galinhos de árvores, fitas e tudo o que se possa imaginar; 
 - lançar barquinhos de papel numa vasilha com água e controlar a velocidade para  a  Anta alcançar a Flor
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – recontar a história para a mamãe, papai, irmãozinhos  e para quem você quiser.
Gostaríamos de ver o seu trabalho aqui no BLOG. Pode ser uma foto.

Bom trabalho!
Já, já, tudo vai passar e nós, novamente, vamos nos encontrar!



terça-feira, 28 de abril de 2020

ATIVIDADE COM AMIDO - PROFª DANIELA CERRI e HISTÓRIA - PROFª MARI CORDEIRO

ATIVIDADE COM AMIDO DE MILHO
Objetivos: 

Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.


O QUE FAZER ANTES?
Antes de realizar a atividade, organize um espaço onde possa fazer a atividade sem medo da sujeira, como todos os materiais que possa ser usado na atividade, organize também um cesto ou caixa com objetos que as crianças gostam de brincar para levar para a atividade, objetos como colheres, potinhos, potões, carrinhos, bonequinhas que possam molhar, ou colocar dentro do amido de milho.
Materiais:
Amido de milho, recipiente para colocá-lo, água, corante comestível (opcional), recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés e com altura de 10cm (aproximadamente) e colher para misturar. Pode também usar os objetos que separou para a atividade.
Espaço:
Escolha um espaço externo, se não tiver forre um espaço que possa ser usado para essa atividade. Pode ser jardim ou pátio, para que as crianças brinquem livremente. Leve o material organizado em seus recipientes e coloque em cima do forro.

Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
 O que podemos observar ao realizar esta atividade:
1. Como as crianças reagem quando os materiais são apresentados? Observam? Se permitem experimentar os materiais? Que descobertas fazem?
2. Como as crianças exploram a transformação da mistura com amido, água e corante? (misturam, movem, transbordam)
3. Como a proposta desafia corporalmente e como utilizam o corpo para essa exploração? (apertam, amassam, afundam partes do corpo nos recipientes, exploram com diferentes partes do corpo)

O QUE FAZER DURANTE?

Convide-a a ir para a área externa onde foi organizada a proposta. Chame-a para que você possa apresentar a proposta. Converse sobre os materiais ali dispostos separadamente nos recipientes dizendo o nome de cada um. Mostre a tigela com amido de milho e convide a experimentar seu toque seco e aveludado. Brinque de bater palmas com as mãos cheias do pó do amido de milho, a parte branca que fica nas mãos etc. Permita a exploração livre.

Encoraje a experimentarem a textura e a temperatura do amido de milho. Valide as iniciativas das crianças como, por exemplo, as que afundarem as mãos e as que encostarem com o dedo. Brinque de soprar um montinho de amido de milho, coloque um montinho nas mãos das crianças e as convide para soprarem também! Repita movimentos e brincadeiras que as crianças fizerem e permita que explorem o amido de milho das diferentes maneiras que surgirem.
Possíveis ações da criança neste momento: ao soprar um montinho de amido de milho, faz uma cara de surpresa e sorri!
Possíveis falas do adulto: Ué, cadê o montinho que estava na sua mão? Onde foi parar depois que você soprou? Ih, se espalhou pelo ar! Vamos pegar mais?
Apresente o recipiente de água e convide a criança para pingar o corante e tingir o líquido. Permita que brinquem com a água batendo a palma das mãos, fazendo-a escorrer pelos dedos etc. Pergunte: “o que será que acontece se misturarem o amido de milho com a água?”. Explore a mistura do meio seco com a água e deixe que as crianças coloquem aos poucos para irem sentindo a transformação. Chame atenção para a transformação: antes era o pó do amido e a água que depois viraram massa! Convide a explorarem o manuseio da massa dando ênfase às sensações experimentadas: ao apertar fechando a mão, forma-se um bolo duro, quando abre, amolece escorrendo entre os dedos. Faça esses movimentos de abrir e fechar a mão sendo modelo dessa ação para que eles possam se inspirar imitar. Após a dissolução, chame atenção das crianças para a nova textura e cor.
Brinque explorando essa nova mistura, que é rica em possibilidades e desperta os sentidos ao tocar porque tem uma textura diferente. Continue interagindo de acordo com o interesse deles, fazendo boas intervenções para que avancem em suas pesquisas exploratórias. Para a limpeza, utilize um pano úmido ou enxágue com água.

Para finalizar:
À medida que as crianças forem terminando, solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço, guardando os brinquedos que levaram e respeitando o tempo e possibilidades de cada uma.
DESDOBRAMENTOS
Apresente novamente aos bebês essa atividade. A partir da repetição, eles concretizam movimentos e se sentem seguros para ampliar e realizar mais descobertas e interações numa próxima oportunidade. Em novas explorações, despeje a massa num recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés, com altura de aproximadamente 10cm. Esse é um ótimo momento para a experimentação com diferentes partes do corpo, utilizando pés, mãos e o que a criatividade permitir! Utilize também alguns instrumentos para explorar as massas, como palitos de sorvete, ferramentas de brinquedos, potinhos e colheres.






_____________________________________________

O SACO

UM BELO DIA, BEM NO MEIO DO MATO, O TAMANDUÁ TATÁ ACHOU UM SACO. CURIOSO, PERGUNTA-SE O QUE SERÁ AQUILO. O CONTEÚDO DO SACO É MISTÉRIO QUE PASSA A DESPERTAR CURIOSIDADE EM TODOS OS BICHOS DA MATA. OS ANIMAIS APARECEM E CADA UM VAI PERCEBENDO AQUELE OBJETO DE MANEIRA DIFERENTE. COMO SERÁ QUE OS ANIMAIS VÃO RESOLVER ESSE MISTÉRIO? E VOCÊ COMO IMAGINA ESSE OBJETO? COMO VOCÊ RESOLVERIA ESSE MISTÉRIO? VAMOS CONHECER ESSA HISTÓRIA?
PROFESSORA MARI CORDEIRO

segunda-feira, 27 de abril de 2020

COLAGEM COM SEMENTES - PROFª FLÁVIA e HISTÓRIA PROFª LIANE

ATIVIDADE COM SEMENTES

Profª Flávia R K N Jameli -  Turma da Alegria - MG I AB

" Olá, bom dia criançasbebês e familiares!"

Espero que estejam bem! Eu e minha família estamos bem! 
Ainda não podemos estar juntos na Escola para brincar, fazer atividades e muito mais! 
Então aqui de casa preparei para vocês uma atividade de Colagem com Sementes.




Material utilizado: Primeiramente organizado por um adulto e só depois oferecido à criança! E sempre com supervisão! Em especial para o uso de tesoura e cola.
- sementes de melancia, milho e colorau (tinta do próprio alimento).
- ex da internet: borboleta /folhas secas/caídas   
- cola  
- tesoura e folha sulfite.

Objetivos: Oportunizar diferentes texturas, sensações e ambientes. Promovendo assim, a criatividade e autonomia das crianças e bebês! Refinando os sentidos: tátil, visual, auditivo, olfativo e gustativo.
A minha atividade foi fazer o coração colando as sementes na cor vermelha. Optei por um molde vazado e usei a própria tinta da semente de colorau.



E vocês? O que farão? Vou querer ver! Boa criatividade!!!
Exemplos/internet: " árvore e ou marcador de páginas"

  "Exploração sensorial para os bebês"


Vocês também podem usar: sementes/ folhas / algodão/ massinha/ tinta comestível e outros materiais. Saquinhos de alimentos ou outro (transparente) e fita adesiva.  
* Coloque o material dentro de cada saquinho, feche com segurança usando uma fita para vedar e ofereça aos Bebês para que eles possam explorar/manusear ou pisar. Observe a fisionomia diante dos materiais oferecidos e se possível, vá registrando com (fotos/ vídeos).  

*** Muita criatividade e boas realizações!!!

Obs: Dica de Vídeo: Cocoricó: "Morango de pertinho"

E lembrem-se, a Criança precisa ter contato com a Natureza com novas descobertas!!! 

Então, plante sua semente de boas idéias e tenha um mundo melhor!

  

" Saudades da natureza!!! 
Ainda vamos retornar a ela!
Mas desta vez, mais conscientes!!! "

                              Um GRANDE abraço: Pro Flá  


_____________________________________

A PRIMAVERA DA LAGARTA



A Primavera da Lagarta
Autora: Ruth Rocha
Série: Vou Te Contar!
Ilustração: Madalena Elek
Editora: Salamandra
ISBN: 9788516065331
32 páginas


Depois de uma reunião debaixo da bananeira da floresta, a formiga, o louva-a-deus, o camaleão (que vivia mudando de opinião), a joaninha, a lagartixa, a libélula, o gafanhoto, o caracol, a aranha e a cigarra (ufa, quanta gente!, ou melhor, quanto bicho!), decidiram caçar a lagarta, porque ela comia folhas demais (como se eles não comessem nada...). Além disso, eles achavam a lagarta muito feia (como se eles fossem muito lindos...). Porém, a caçada aconteceu no início da primavera, quando as lagartas se transformam em... Bem, é melhor não contar o final da história, que ficou ainda mais bonita com os desenhos da Madalena Elek.









   

sexta-feira, 24 de abril de 2020

MÚSICAS COM GESTOS - PROFª ROSE e HISTÓRIA - PROFª PAULA NOVELLO

MÚSICAS CANTADAS COM GESTOS


O trabalho com música é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. 
Vamos cantar juntos as músicas: “o elefante queria voar”, “era uma bruxa”, “o patinho na beira da lagoa” e “abelhinha zum zum zum”. 
Espero que se divirtam!
Beijo grande e até a próxima

Prof. Rose



_____________________________________________

“O grande rabanete”
Autora: Tatiana Belinky
Ilustrações: Claudius
Editora Moderna
Ano da publicação: 2002
“Uma tarefa irrealizável por uma só pessoa torna-se possível
com a colaboração de várias forças.
Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete,
que teima em não sair. Aí, chega o ratinho e...”
Vamos curtir juntos essa história?!
Um grande beijo, professora Paula


quinta-feira, 23 de abril de 2020

BISCOITINHO 1,2,3 - PROFª VANESSA e HISTÓRIA PROFª REGINA


 BISCOITINHO 1,2,3

VAMOS FAZER?



_____________________________________

A FOLHA QUE QUERIA SER UM BARQUINHO

Cultura Popular

Nessa contação, as crianças se encantam pela transformação que a folha passa até conseguir atingir seu sonho.  Aceite o desafio, e mande pra gente uma foto com o barquinho?? 

Endereço do e-mail para o envio: ceijdagiread@gmail.com
Fiquem em casa, fiquem bem.
Saudades
Re







quarta-feira, 22 de abril de 2020

HORA DA BRINCADEIRA - PROFª ROSANA e HISTÓRIA - PROFª DANIELA CERRI

HORA DA BRINCADEIRA

AS BRINCADEIRAS E JOGOS INFLUENCIAM OS DIVERSOS COMPORTAMENTOS DAS CRIANÇAS, AUXILIANDO NO SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, NAS HABILIDADES SOCIAIS E NA COORDENAÇÃO MOTORA, BEM COMO AMPLIA SUA LINGUAGEM ORAL, CORPORAL, DANDO-LHE SEGURANÇA, LIBERDADE, NOÇÕES DE LIMITES E COOPERAÇÃO.
PENSANDO EM TODOS ESSES FATORES, TROUXE HOJE PARA NOSSAS CRIANÇAS DO CEI JAMIR DAGIR, ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE PODEM SER REALIZADAS EM QUALQUER ESPAÇO, UTILIZANDO OS MATERIAIS E OBJETOS QUE VOCÊ TEM EM CASA, PODENDO ADAPTÁ-LAS CONFORME SUAS NECESSIDADES. 
UM GRANDE ABRAÇO À TODOS!! 
ATÉ BREVE!!!  SAUDADES!!!!!!
PROFESSORA

ROSANA


_____________________________________________


 Livro da Coleção: Apenas Imagine.... Animais





Esse livro é da coleção da Ed. Todolivro Ltda., traduzida e adaptada por Ruth Mars Chamei e revisada por Karin E. Rees de Azevedo

Com esse livro as crianças podem vivenciar seus sonhos e se divertir fazendo parte da história de maneira única. E vemos que a imaginação da criança decola e recordamos que a infância é uma época em que qualquer coisa é possível. 

Um GRANDE beijo cheio de saudades ! Dani Cerri



terça-feira, 21 de abril de 2020

DANÇAR E CANTAR - PROFª DANIELA COPIANO E TATIANE e HISTÓRIA - PROFª LUCIANA

Cantar e Dançar


As brincadeiras musicais proporcionam as crianças e bebês um meio
de conhecer o mundo através do seu corpo em movimento. E por
meio das musicas e brincadeiras, podemos criar movimentos
intencionais que auxiliam no processo de aprendizagem e
desenvolvimento da psicomotricidade, de um jeito prático, lúdico,
sensível e divertido.
E para hoje as professoras Dani e Tati escolheram a música “Eu vou”
do artista musical Shauan Bencks.
Esperamos que gostem!
Abraço, até a próxima...



_________________________________________________

História: O rei Bigodeira e sua Banheira 





Autora: Audrey Wood
Ilustrações: Don Wood
Editora Ática 
1996






Olá crianças! Olá famílias!

Neste livro há um grande problema pra resolver. Muitos adultos tentaram.
Será que vão conseguir?
Quem conseguirá solucionar o problema?

….

Fica aqui minha homenagem,  admiração e incentivo aos olhares, falas e soluções das crianças! 

Espero que gostem!
Com carinho, 
Lulu

(Professora Luciana)




segunda-feira, 20 de abril de 2020

MÚSICA PARA ACORDAR - PROFª PAULA ROSA e HISTÓRIA - PROFª MARIA CRISTINA

MÚSICA PARA ACORDAR 



Para quem quiser conhecer a música original do espetáculo Felizardo da banda Mirim:


Fiquem bem! 
Beijos e Abraços!
Paula da Rosa

____________________________________________________

GRUNTER

A HISTÓRIA DE UM PORCO INSUPORTÁVEL 



Este livro nos auxilia a entender como não tratar nossos amigos. Isto porque GRUNTER é, realmente, um porco insuportável. Ele detesta tudo, ele come demais, ele é mau, zangado e muito egoísta. E não se cansa de fazer maldades. Até que chega o dia de seu aniversário!

Será que os amigos vão se lembrar dele?


Autor: MIKE JOLLEY


Ilustrador: DEBORAH ALLWRIGHT
Editora: BRINQUE BOOK - 2012