terça-feira, 28 de abril de 2020

ATIVIDADE COM AMIDO - PROFª DANIELA CERRI e HISTÓRIA - PROFª MARI CORDEIRO

ATIVIDADE COM AMIDO DE MILHO
Objetivos: 

Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.


O QUE FAZER ANTES?
Antes de realizar a atividade, organize um espaço onde possa fazer a atividade sem medo da sujeira, como todos os materiais que possa ser usado na atividade, organize também um cesto ou caixa com objetos que as crianças gostam de brincar para levar para a atividade, objetos como colheres, potinhos, potões, carrinhos, bonequinhas que possam molhar, ou colocar dentro do amido de milho.
Materiais:
Amido de milho, recipiente para colocá-lo, água, corante comestível (opcional), recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés e com altura de 10cm (aproximadamente) e colher para misturar. Pode também usar os objetos que separou para a atividade.
Espaço:
Escolha um espaço externo, se não tiver forre um espaço que possa ser usado para essa atividade. Pode ser jardim ou pátio, para que as crianças brinquem livremente. Leve o material organizado em seus recipientes e coloque em cima do forro.

Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
 O que podemos observar ao realizar esta atividade:
1. Como as crianças reagem quando os materiais são apresentados? Observam? Se permitem experimentar os materiais? Que descobertas fazem?
2. Como as crianças exploram a transformação da mistura com amido, água e corante? (misturam, movem, transbordam)
3. Como a proposta desafia corporalmente e como utilizam o corpo para essa exploração? (apertam, amassam, afundam partes do corpo nos recipientes, exploram com diferentes partes do corpo)

O QUE FAZER DURANTE?

Convide-a a ir para a área externa onde foi organizada a proposta. Chame-a para que você possa apresentar a proposta. Converse sobre os materiais ali dispostos separadamente nos recipientes dizendo o nome de cada um. Mostre a tigela com amido de milho e convide a experimentar seu toque seco e aveludado. Brinque de bater palmas com as mãos cheias do pó do amido de milho, a parte branca que fica nas mãos etc. Permita a exploração livre.

Encoraje a experimentarem a textura e a temperatura do amido de milho. Valide as iniciativas das crianças como, por exemplo, as que afundarem as mãos e as que encostarem com o dedo. Brinque de soprar um montinho de amido de milho, coloque um montinho nas mãos das crianças e as convide para soprarem também! Repita movimentos e brincadeiras que as crianças fizerem e permita que explorem o amido de milho das diferentes maneiras que surgirem.
Possíveis ações da criança neste momento: ao soprar um montinho de amido de milho, faz uma cara de surpresa e sorri!
Possíveis falas do adulto: Ué, cadê o montinho que estava na sua mão? Onde foi parar depois que você soprou? Ih, se espalhou pelo ar! Vamos pegar mais?
Apresente o recipiente de água e convide a criança para pingar o corante e tingir o líquido. Permita que brinquem com a água batendo a palma das mãos, fazendo-a escorrer pelos dedos etc. Pergunte: “o que será que acontece se misturarem o amido de milho com a água?”. Explore a mistura do meio seco com a água e deixe que as crianças coloquem aos poucos para irem sentindo a transformação. Chame atenção para a transformação: antes era o pó do amido e a água que depois viraram massa! Convide a explorarem o manuseio da massa dando ênfase às sensações experimentadas: ao apertar fechando a mão, forma-se um bolo duro, quando abre, amolece escorrendo entre os dedos. Faça esses movimentos de abrir e fechar a mão sendo modelo dessa ação para que eles possam se inspirar imitar. Após a dissolução, chame atenção das crianças para a nova textura e cor.
Brinque explorando essa nova mistura, que é rica em possibilidades e desperta os sentidos ao tocar porque tem uma textura diferente. Continue interagindo de acordo com o interesse deles, fazendo boas intervenções para que avancem em suas pesquisas exploratórias. Para a limpeza, utilize um pano úmido ou enxágue com água.

Para finalizar:
À medida que as crianças forem terminando, solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço, guardando os brinquedos que levaram e respeitando o tempo e possibilidades de cada uma.
DESDOBRAMENTOS
Apresente novamente aos bebês essa atividade. A partir da repetição, eles concretizam movimentos e se sentem seguros para ampliar e realizar mais descobertas e interações numa próxima oportunidade. Em novas explorações, despeje a massa num recipiente com largura suficiente para as crianças colocarem seus pés, com altura de aproximadamente 10cm. Esse é um ótimo momento para a experimentação com diferentes partes do corpo, utilizando pés, mãos e o que a criatividade permitir! Utilize também alguns instrumentos para explorar as massas, como palitos de sorvete, ferramentas de brinquedos, potinhos e colheres.






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O SACO

UM BELO DIA, BEM NO MEIO DO MATO, O TAMANDUÁ TATÁ ACHOU UM SACO. CURIOSO, PERGUNTA-SE O QUE SERÁ AQUILO. O CONTEÚDO DO SACO É MISTÉRIO QUE PASSA A DESPERTAR CURIOSIDADE EM TODOS OS BICHOS DA MATA. OS ANIMAIS APARECEM E CADA UM VAI PERCEBENDO AQUELE OBJETO DE MANEIRA DIFERENTE. COMO SERÁ QUE OS ANIMAIS VÃO RESOLVER ESSE MISTÉRIO? E VOCÊ COMO IMAGINA ESSE OBJETO? COMO VOCÊ RESOLVERIA ESSE MISTÉRIO? VAMOS CONHECER ESSA HISTÓRIA?
PROFESSORA MARI CORDEIRO

Um comentário:

Renata Laurentino disse...

Lá adorou a atividade da meleca, fizemos com farinha de trigo. Ela ficou muito contraída e se divertiu muitooo . Passou no corpo todo, brincou com os potes e panelinhas que ofereci junto.

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