quinta-feira, 16 de abril de 2020

O CEI E NOSSA CASA - TODOS JUNTOS

Inspirações: O CEI e nossa casa – Todos Juntos

    Como melhor aproveitar este momento com crianças em casa?

    Queridas famílias,

    Podemos imaginar o quão desafiante está sendo para vocês, ficar com as crianças em casa neste período de quarentena, onde o isolamento social se faz necessário em nossa cidade, em nosso país. Cabe lembrar que o recesso de julho antecipado terminou dia 09 de abril. A partir de 13 de abril retomamos o período de aulas que acontecerão de forma não presencial, mas num novo formato. Continuamos em quarentena e, enquanto continuar esta orientação da Prefeitura de São Paulo, nossos encontros acontecerão on-line. Uma vez por dia pela manhã, atividades serão postadas no nosso blog que será, a partir de agora, um dos canais de comunicação. Pedimos que vocês também gravem vivências com as crianças em casa e nos enviem através de e-mail criado para este fim – ceijdagiread@gmail.com -, nosso outro meio de comunicação.

    Estamos todos, no momento, encasulados, mas com certeza sairemos dessa para alçar voos mais grandiosos, vendo o mundo com outros olhos. O mais importante parece, então, aproveitarmos esse recolhimento para trazer calor, presença e amor para nossos pequenos! Por isso, recebam, antes de mais nada, um abraço forte de cada um de nós da equipe do CEI Jamir Dagir.

   Com o intuito de auxiliar vocês a criar um ritmo diário que traga confiança, para fazer desse momento, positivo, afetivo e lembrado pelas crianças com alegria, nós preparamos essas atividades para aproximar vocês do que vivenciamos em nossa escola.

    Atividades específicas de cada dia possibilitam a percepção qualitativa do tempo e espaço e, aliadas às atividades repetidas no dia a dia (rotina) fazem com que as crianças sintam-se mais tranquilas, seguras, saudáveis e prontas para aprender o novo, o que é extremamente vitalizante para elas.

    Para as crianças pequenas, cada período de atividade deve ser curto, porque os pequenos podem concentrar-se apenas por curtos períodos de tempo. A recomendação é de fazer que a rotina estabelecida seja a mesma todos os dias, garantindo um ritmo à criança.

    A cadência de coisas simples como hora de acordar e ir dormir, hora das refeições, hora de tomar banho, hora de arrumar os brinquedos, hora de cuidar das plantinhas, fazer as atividades do CEI, tudo isso vai compondo o mosaico de atividades que, quando feitos nos mesmos horários trazem a segurança para a criança de que no dia seguinte será igual, fazendo com que ela não precise se preocupar como será o amanhã. Essa preocupação compete ao adulto, ele quem deve cuidar e saber do encadeamento das coisas e afazeres.

    Propondo, por exemplo, atividades nos diferentes cômodos da casa, utilizando a rotina do acordar, tomar banho, fazer as refeições, cuidados com a casa, como momentos de aproximação com a criança, como momentos ricos de aprendizado. Pode-se preparar um canto da casa para uma atividade, com alguns materiais, para que ela se concentre em seu brincar com alguma proximidade do adulto. Panos, mesa, cadeira, almofadas, brinquedos, papéis para desenho, podem ser bons companheiros.

    Brincadeiras são sempre bem vindas; cantigas de roda, danças, fazer obstáculos para pular, rolar, cambalhota, passar por baixo, fazer pula-pula de almofadas, colchões, transformar a mesa ou a cama em cabanas (colocando panos para cobrir e ficar escurinho) virando as cadeiras no chão elas se transformam em carro, em barco… a fantasia acontece!

    As crianças também amam caixotes, seja de papelão ou madeira, brincam de esconde-esconde dentro do armário. Elas amam, adoram empilhar coisas. Brincar de “caçar tesouros” no quintal ou dentro de casa. Os afazeres do dia a dia, como ajudar a lavar louça, roupa ou picar frutas, ajudar a lavar o carro, também inserem a criança de uma forma lúdica no funcionamento da casa. Essas vivências permeiam a infância de sentido e significado.

    Cada família pode e deve adaptar de acordo com a sua realidade essas atividades que estamos enviando. Esperamos que nossas palavras possam ter trazido um alento para vocês neste momento! E fiquem à vontade para compartilhar conosco e com as outras famílias como têm sido os ritmos em casa nesse momento desafiador, as trocas também são muito positivas! Estamos juntos na tarefa de educar com saúde as crianças!

Um abraço apertado

Equipe do CEI Jamir Dagir

Abril/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário