quarta-feira, 6 de maio de 2020

MÁGICA DE LEITE E CORANTE ALIMENTÍCIO - PROFª BERNADETH


Sobre o mundo das cores

As cores são um universo à parte para os bebês e crianças. Elas não são apenas  tonalidade  mas fazem parte da identidade dos pequenos quando  escolhem a cor dos seus brinquedos, das  suas camisetas, meias, bonés, enfeites de cabelo  e tudo o que lhes possa pertencer.

Explorar as cores na Educação Infantil significa desenvolver a capacidade das crianças  para captar seus interesses e despertar suas curiosidades.  Através da exploração das cores, a criança percebe:

·   que há diferenças entre os objetos e as coisas ao seu redor;

·   que são capazes de reconhecer  os times de futebol, pelas cores de seus uniformes e brasões, marcas comerciais, espaços, seus pertences e os trabalhos da sua turminha;

·   que as cores também são códigos, como os sinais de trânsito ou a caracterizações das personagens dos desenhos animados;

·   que as cores, assim como as palavras, expressam e identificam  os seus pertences.  Nas atividades com lápis de cor, cada um escolhe e toma posse dele por conta exclusiva da cor;

·   que as cores ficam mais ou menos luminosas de acordo com a intensidade e  o foco de luz;

·   que as cores são “amigas” pois  quando as misturamos, surgem  “novas e diferentes amigas”;


·   que as cores constituem fases do conhecimento artístico, expressão dos sentimentos, fatos da imaginação e dados matemáticos.


Sugestões de atividades a partir deste experimento

  • Sobre a mesa ou a sua caminha distribua as camisetas  das diferentes cores que você tiver. Em cima delas, vá colocando leggings, bermudas,  bonés, chapéus, meias, presilhas de cabelo, e chinelos.  IMPORTANTE: tudo deve combinar com as cores das camisetas. Se possível, peça a alguém para  tirar uma foto. Seria  legal  que enviasse para o e-mail de atividades (ceijdagiread@gmail.com), que tal?   (Dados matemáticos – classificação)

  • Com giz de cera ou lápis de cor, pegue um papel e risque e rabisque    várias vezes e com várias cores. Você vai se surpreender com a mágica de aparecerem as “novas cores amigas”. (Expressão dos sentimentos)

  • Peça ajuda a algum adulto para colocar água numa vasilha e gotas de corantes nas laterais. Depois disso, foque dentro a luz de uma lanterna e, com um garfo, dê uma agitadinha bem de leve para ver as cores correndo umas atrás das outras, formando figuras. (Exploração artística)

  • Conte uma história a partir do seu desenho. (Comunicação e expressão)

        Logo, logo a gente vai se ver. Amo vocês.Tenho saudades de todos!
                                                  Professora Bê







2 comentários:

Professora Flavia disse...

Parabéns Be👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥳🎉💪🏻🤗😉😘atividade maravilhosa!!!! As crianças irão gostar muito!!!!!

Karen disse...

Uau!!! Disse a Luíza, Muita Saudade Prô Bê, nos veremos em breve sim!!!!

Postar um comentário