Sobre o mundo das cores
As cores são um universo à parte para os bebês e crianças. Elas não são apenas tonalidade mas fazem parte da identidade dos pequenos quando escolhem a cor dos seus brinquedos, das suas camisetas, meias, bonés, enfeites de cabelo e tudo o que lhes possa pertencer.
Explorar as cores na Educação Infantil significa desenvolver a capacidade das crianças para captar seus interesses e despertar suas curiosidades. Através da exploração das cores, a criança percebe:
· que há diferenças entre os objetos e as coisas ao seu redor;
· que são capazes de reconhecer os times de futebol, pelas cores de seus uniformes e brasões, marcas comerciais, espaços, seus pertences e os trabalhos da sua turminha;
· que as cores também são códigos, como os sinais de trânsito ou a caracterizações das personagens dos desenhos animados;
· que as cores, assim como as palavras, expressam e identificam os seus pertences. Nas atividades com lápis de cor, cada um escolhe e toma posse dele por conta exclusiva da cor;
· que as cores ficam mais ou menos luminosas de acordo com a intensidade e o foco de luz;
· que as cores são “amigas” pois quando as misturamos, surgem “novas e diferentes amigas”;
· que as cores constituem fases do conhecimento artístico, expressão dos sentimentos, fatos da imaginação e dados matemáticos.
Sugestões de atividades a partir deste experimento
- Sobre a mesa ou a sua caminha distribua as camisetas das diferentes cores que você tiver. Em cima delas, vá colocando leggings, bermudas, bonés, chapéus, meias, presilhas de cabelo, e chinelos. IMPORTANTE: tudo deve combinar com as cores das camisetas. Se possível, peça a alguém para tirar uma foto. Seria legal que enviasse para o e-mail de atividades (ceijdagiread@gmail.com), que tal? (Dados matemáticos – classificação)
- Com giz de cera ou lápis de cor, pegue um papel e risque e rabisque várias vezes e com várias cores. Você vai se surpreender com a mágica de aparecerem as “novas cores amigas”. (Expressão dos sentimentos)
- Peça ajuda a algum adulto para colocar água numa vasilha e gotas de corantes nas laterais. Depois disso, foque dentro a luz de uma lanterna e, com um garfo, dê uma agitadinha bem de leve para ver as cores correndo umas atrás das outras, formando figuras. (Exploração artística)
- Conte uma história a partir do seu desenho. (Comunicação e expressão)
Logo, logo a gente vai se ver. Amo vocês.Tenho saudades de todos!
Professora Bê
2 comentários:
Parabéns Be👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥳🎉💪🏻🤗😉😘atividade maravilhosa!!!! As crianças irão gostar muito!!!!!
Uau!!! Disse a Luíza, Muita Saudade Prô Bê, nos veremos em breve sim!!!!
Postar um comentário