CONTINUANDO COM AS COMEMORAÇÕES TIVEMOS UM SHOW INCRÍVEL.
COM MUITA CRIANÇA FELIZ!
CONTINUANDO COM AS COMEMORAÇÕES TIVEMOS UM SHOW INCRÍVEL.
COM MUITA CRIANÇA FELIZ!
Nosso sábado (22/10/2022) foi sensacional!
Tivemos um cineminha no CEI! O filme que vimos foi "Hair Love".
Uma garotinha que anseia por um penteado para o seu afro e um pai um tanto desastrado que se esforça para arrumar os cabelos da filha na ausência da esposa. Uma premissa que parece simples mas que se transformou numa linda narrativa nas mãos do animador e co-diretor Matthew A. Cherry.
A animação percebe na rotina de cuidados com o cabelo afro e no ato de estilizar penteados a construção de laços de afetividade. A preciosidade de incentivar o amor pelo cabelo natural desde a infância por meio dos sorrisos e técnicas criativas demonstradas pela mãe se soma ainda à determinação do pai que tem a oportunidade de compartilhar essa experiência com sua pequena. De repente, o que parecia um mega desafio se transforma num momento de aprendizado.
O curta-metragem da Sony Pictures Animation foi indicado ao Oscar 2020 e já está disponível numa versão legendada no Youtube. Confira:
Olhem só como foi!
No berçário 2 AB a lei máxima é brincar! Ser e Brincar. Tudo
é exploração e experiência de Ser. O encontro do EU com os outros (e longe da
família).
Tudo é brinquedo, os
livros, os instrumentos, as cores, os espaços, os colchões, o chão, as escadas,
a terra e a areia. Tudo é brinquedo, cheiros, texturas, sons, histórias, as
músicas, os adultos, os outros bebês e crianças maiores!
Na rotina tem também a soneca, as trocas de fraldas, tomar
café, comer fruta, comer comida boa , lavar as mãos e beber muita ÁGUA. E foi
bem aí que gente descobriu a melhor e
mais divertida brincadeira de todas, a Água. Água é alegria, é risada, é sentir
sua temperatura, sua molhadeira refrescante é a maior diversão.
E foi assim que receberam o nome de turma da Água! Mas a
turma da Água também poderia ser a turma do abraço. Vocês não imaginam o quanto
esses bebês se abraçam, dão beijinho, fazem carinho durante as brincadeiras e
quando alguém chora porque caiu ou o amigo pegou o brinquedo, logo vem o outro
consolar.
Esses bebês amam dar e receber carinho!
As vivências no berçário extrapolam o planejamento pois é
uma rotina viva, experienciada no dia a dia de acordo com o quê as crianças
estão sentindo e expressando e da observação atenta e ativa das professoras.
Convidamos agora todas e todos para espiar a rotina da turma
da água em algumas fotos.
QUE BOM QUE VOLTAMOS A FESTEJAR!
COMEÇAMOS A COMEMORAR A INFÂNCIA COM O SUPER JEAN, PAI DA POLIANA.
Como surgiu a exposição permanente de desenhos?
Desde o início do ano, faz parte da nossa rotina diária
momentos intencionais para as crianças escolherem onde e do que brincar. Em
ambos os períodos (manhã e tarde) organizamos a sala em ilhas -cantos- de
interesses com propostas diversificadas.
Materiais e brinquedos
previamente selecionados: desenho, leitura, lego, bonecos (personagens,
animais, pelúcia…), massinha, elementos naturais (areia, ganhos, conchas,
pedras…), jogos (memória, quebra-cabeça, encaixe), blocos de madeira,
carrinhos, bonecas, comidinhas (panelas), brinquedos de largo alcance (não
estruturados)... enfim uma variedade de possibilidades para estimular a
criatividade. Destas propostas, o desenho e a leitura (atividades de extrema
importância para o desenvolvimento infantil) são permanentes, ou seja, todos os
dias são oferecidos.
As crianças brincam
e circulam pelos espaços com autonomia, de acordo com seus interesses,
planejamento e vontade do dia.
Os desenhos começaram a colorir nosso cotidiano e as crianças escolhiam: levar pra casa, presentear alguém, deixar na sala… mas, aonde deixar na sala?
Quando
surgiu esse desejo e ao serem questionadas: onde gostariam de guardar? Uma
criança perguntou se podia ser na parede, como os desenhos que haviam sido
colados nos seus armários pessoais. Ótima ideia!
Assim, surgiu nossa exposição permanente. As crianças se apropriaram do fazer artístico e cuidam coletivamente da exposição, fazemos mediação apenas quando necessário. É livre, divertido e mutante!
Com o tempo, as crianças foram mostrando a necessidade e
desejo por novos desafios. Foram encorajadas a fazer desenho de observação,
usar suportes com diferentes texturas, tamanhos e cores, e materiais como
tesoura, réguas, cola, formas geométricas e elementos da natureza. Sempre
respeitando o desejo e tempo de cada criança, valorizando toda e qualquer
produção!
Como foi a organização do nosso painel?
Nós, professoras, já havíamos “pré
planejado” o que seria exposto: nossa rotina e interações nos espaços externos.
Mas…
Ao conversar com a crianças sobre o assunto, muitas perguntas e ideias surgiram:
★
Pra que serve o painel azul?
●
Para mostrar pras outras crianças e famílias algo especial da nossa
turma.
★
Tem que ter muitas fotos da turma do morango!
●
Claro! podemos colocar muitas fotos de vocês.
★
É uma exposição? igual a dos nossos desenhos?
●
Olha, que ideia bacana! Vocês
querem compartilhar com a escola toda a nossa exposição permanente?
★
Podemos fazer mais desenhos pro painel!?
●
Oba! ótima ideia. Podemos usar
alguns desenhos antigos e colocar novos também
E assim, decidimos coletivamente
com a criançada e ajustamos a organização do painel.
Apresentaremos aqui um pouco da
exposição permanente de desenhos da turma, como foi o processo de confecção e
curadoria das obras feita pelas crianças.
Estamos felizes em compartilhar
nossas obras e marcas da infância com vocês. Esperamos que gostem e sintam-se
incentivades a desenhar.
Com carinho,
Turma do Morango (MG II B)
PROF. LUCIANA E CRIS NUNES